quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

O que é o Tarô?




O Tarô é um conjunto de 78 cartas divididas em 22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores. A palavra arcano significa segredo, mistério e ao estudarmos e consultarmos o Tarô descobrimos estes segredos.
Existem diversos tipos de Tarô, mas o importante é  frisar que o Tarô é Tarô, não existe um melhor que o outro, pois o mais importante é que um determinado conjunto de cartas que seja feito se respeite sua simbologia tradicional  e seus significados. Existem diversas hipóteses para o surgimento das cartas, mas o mais apropriado é que o Tarô era utilizado como jogo lúdico na idade média e depois foi se popularizando como jogo oracular.
Ocultistas e estudiosos do esoterismo associaram as cartas a Cabala, a Astrologia, a Mitologia, a Numerologia e a outros estudos. Para o estudo do Tarô você não precisa necessariamente conhecer estes outros assuntos e sim conhecer a simbologia das cartas, seus significados e seu contexto dentro de um método de leitura para assim fazer uma boa leitura.

E o que fazem os Arcanos Maiores e Menores?

São cartas com uma simbologia e significados bem abrangentes e para uma análise em um jogo, falam em diversos planos, já os Arcanos Menores possuem uma linguagem bem específica vindo a complementar a consulta feita aos Arcanos Maiores.

Entendendo um pouco mais os Arcanos Maiores:

As cartas dos Arcanos Maiores são numeradas de um a 22.
A carta de número 22 pode ser considerada como 0 também pois é a carta do Louco, sendo aquele que inicia, termina e reinicia  sua passagem por todas as cartas de 1 a 21.

As primeiras 5 cartas do Tarô representam um primeiro caminho de vontade, de assuntos pessoais e sociais, assim de maneira resumida:

1 - O Mago - A vontade de fazer, falar e agir representando a semente que pode ser lançada no solo e que necessita de cuidados para crescer e se desenvolver.
2 - A Sacerdotisa - Os sentimentos, minha intuição e meu mundo interior constituem minha natureza pessoal e representam a vontade em um plano emocional e afetivo, ou seja, a vontade "misturada" com estas questões.
3 - A Imperatriz - A vontade de desenvolver algo, de crescer e "florescer".
4 - O Imperador - A vontade de concretizar, de colocar sua vontade e exercer influência.
5 - O Papa - A vontade dentro de um contexto social: Tudo me é possível , mas nem tudo me convém.

A carta 6 do Tarô representa um caminho de escolhas e livre-arbítrio que levarão a consequências:

6 - Os Enamorados: A necessidade de escolher, as decisões que são necessárias em todos os momentos. Mesmo quando não fazemos nada a respeito estamos fazendo uma escolha.

As outras cartas 7, 8, 9, 10 e 11 evidenciando um caminho de prazer, pois a busca daquilo que se idealiza traz a sensação de bem estar:

7 - O Carro - A direção, o ímpeto para agir e lutar por algo.
8 - A justiça - A busca do equilíbrio, a razão como forma de pesar nossas ações para que ajamos dentro de uma ordem estabelecida.
9 - O Eremita - A busca do isolamento como forma de iluminação e respostas interiores e o afastamento do " barulho " do mundo como forma de buscar uma ordem interior e prosseguir.
10 - A Roda da Fortuna - As situações que não dependem de nossa força de vontade. A mudança e os ciclos da vida.
11 - A Força - A perseverança e a presença de espírito como forma de se colocar no mundo e vencer as limitações do dia a dia.

As cartas seguintes mostram quando nossas escolhas ou os fatores externos nos levam ao sofrimento e a necessidade de libertação, de perdoar e reciclar:

12 - O Pendurado - O sofrimento causado por nos prendermos a ilusões e a ficarmos numa posição de vítima das situações, não mudando nossa visão das coisas.
13 - A Morte - O desligamento de futilidades, e a "morte" daquilo que não nos serve mais o que causa dor pois exige renúncia.
14 - A Temperança - Uma parada necessária  para que encontremos um ponto de equilíbrio diante dos problemas. Um anjo toca a terra, mostrando a necessidade de leveza.
15 - O Diabo - Nossos instintos e equilíbrio não foram encontrados na carta anterior então os desejos e as vontades aparecem com força.
16 - A Torre - Aqui enfrentamos cara a cara o desfazimento daquilo que não tem estrutura e quanto mais cedo soubermos recomeçar de outra forma, mais cedo nos libertaremos, caso contrário cairemos novamente até que aprendamos.

 A carta seguinte mostra o caminho da Esperança:

17 - A Estrela - Nos aponta que na humanidade a qualidade da esperança é um fator primordial, pois é com ela que carregamos nossos sonhos, encontramos a vontade de seguir em frente com fé.

Neste outro caminho encontramos a evolução do ser mostrado pelas cartas:

18 - A Lua - O encontro com as emoções e o momento de encarar os medos como forma de autoconhecimento para buscar a luz na próxima carta.
19 - O Sol - O encontro com sua consciência, com sua verdade e sua luz. A felicidade interna independente dos fatores externos pois existe o amor próprio.
20 - O Julgamento - Nossas ações foram pesadas e nos encontramos diante de um novo recomeço.
21 - O Mundo - O equilíbrio  em todos os sentidos como realização interior. O destino e o livre-arbítrio caminhando de mãos dadas.
22 - O Louco - Sermos nós mesmos como indivíduos, o caos que se instala diante da necessidade do novo, de novas descobertas e a liberdade de sermos nós mesmos como forma de buscar nossa felicidade.

Quer saber mais sobre o Tarô?
Faça um curso ou uma consulta com Flávio Versannio
Fone e ou whatsapp 1198261-8467 e ou e-mail: flavioaversannio@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário