domingo, 25 de janeiro de 2015

RUNAS











As Runas



A palavra Runa encontra sua raiz germânica Run que significa mistério e segredo. Esteve em uso pelos entre os povos germânicos. A palavra runa também era usada para distinguisti-las das letras latinas e gregas.
Elas se desenvolveram séculos depois dos antigos alfabetos itálicos que se encontram extintos e assim como várias indo-européias línguas pertencem a este conjunto.
As primeiras inscrições rúnicas encontradas tinham provavelmente o nome de quem as escreveu ou de quem veio a tê-las nas mãos, ou ainda permanecem um mistério linguístico. Devido a isto, é possível que as primeiras  runas  não foram usadas somente como um sistema de escrita, mas eram sinais mágicos usados para encantamentos. Alguns dizem que eram utilizadas para a divinação, mas não há uma evidência direta que já foram usadas para este fim. pela sua conotação da palavra runa significar segredo e mistério isto parece indicar que o conhecimento das runas era originalmente algo esotérico ou oculto restrito a um número de pessoas. 
Na mitologia nórdica as runas são tidas como algo divino, um presente dado ao deus Odin, que teria segundo a mitologia nórdica ficado durante nove dias e nove noites pendurado na Yggdrasil ( a árvore do mundo ou do conhecimento) e descoberto as Runas.
Assim no edda poética um nome dado a uma moderna atribuição para uma coleção de antigos poemas nórdicos encontramos no havamál ( que seriam os ditos do mais alto) e seus versos são atribuídos a odin. em um destes poemas odin fala de seu próprio sacrifício:

" Vi-me suspenso naquela árvore batida pelo vento

Ali pendurado por nove longas noites

Por minha própria lâmina ferido

Sangrando para Odin

Eu, numa oferenda a mim mesmo

Atado a árvore

que homem nenhum conhece

para onde vão suas raízes

Ninguém me deu de comer

Ninguém, me deu de beber

Perscrutei as mais terríveis profundezas

Até vislumbrar as runas

Com grito estentóreo as ergui

E então, tonto e desfalecido caí

Bem estar eu conquistei

E também sabedoria

Cresci, alegrando-me de meu crescimento

De uma palavra a outra palavra

Fui levado a uma palavra

De um fato a outro fato "

As runas mais conheciddas hoje em dia na versão escandinava que também é conhecida como Futhark (derivado das suas primeiras seis letras: 'F', 'U' 'Th', 'A', 'R', e 'K') são no total 24 Runas mais uma em branco representando Odin.

Quer saber mais sobre as Runas? Cursos e consultas com Flávio Versannio. Astrólogo, tarólogo e escritor. Fone: 11-98261-8467 e-mail flavioaversannio@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário